domingo, 25 de janeiro de 2015

Mas... E depois do intercâmbio?

Depois de 10 meses sem atualizar o blog estou voltando a escrever (não sei se por muito tempo) pra falar como a minha vida está dois anos depois de retornar ao Brasil. De repente posso até  terminar de contar minhas aventuras do intercâmbio. A minha última postagem foi sobre a época do Natal, depois disso minha viagem durou mais um mês, e não escrevi mais nada sobre o que aconteceu até voltar pra casa. O que aconteceu nesse tempo fica para uma outra postagem.



Talking about nowadays
Muitas pessoas me perguntam como foi a minha (re)adaptação no Brasil,  na verdade foi mais rápido do que eu imaginava. Os dois primeiros dias at home sweet home foram os mais difíceis porque foi um choque de realidade. Sair de uma temperatura de -10 ºC e chegar num calor de 32 ºC com uma diferença de 5 horas no fuso-horário não é fácil pra ninguém, e por incrível que pareça você acha estranho falar e escutar português depois de passar seis meses convivendo com outra língua. Meus amigos também me perguntam se eu mantenho contato com minha ex host family e os amigos que fiz no intercâmbio. Sim! As redes sociais estão aí pra isso! Pra mim, seria no mínimo estranho não manter contato com as pessoas que te hospedaram e conviveram com você durante seis meses. Nesses dois anos que voltei do meu intercâmbio, minha ex hostfamily já recebeu mais 4 intercambistas, um brasileiro ( que por coincidência [ou não] tem o mesmo nome que o meu ) e três asiáticos ( não sei se é japonês, chinês, coreano... Sei que são daquelas bandas de lá). 
#momentodrama Confesso que fiquei com ciúmes depois que chegaram novos students lá, me senti um filho expulso de casa e vendo outra pessoa indo dormir no "meu" quarto, sair com "minha" família, provar "minhas" comidas favoritas... Mas depois passou. Claro, adicionei o meu xará no facebook pra stalkear, e fiquei feliz que pelo que acompanhei a experiência dele também foi muito boa.
Eu não poderia imaginar o divisor de águas que essa experiência me proporcionou. Quando cheguei de volta ao Brasil,  dei continuidade no ensino médio e conclui o 3º ano na escola estadual da minha cidade (2013). Ano passado (2014), comecei a fazer faculdade de Letras na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Ser professor nunca foi o que eu almejei, mas decidi tentar principalmente porque o curso abrange a parte de línguas. Estou terminando o 2º período (de 8!) e não imaginava que nesse pouco tempo eu já estaria em sala de aula ensinando inglês. 
Na verdade, eu não poderia imaginar que eu estaria sendo professor no Programa Ganhe o Mundo, o projeto que mudou minha vida! Essa nova experiência está sendo enriquecedora pra mim e para os meus alunos, poder compartilhar o que vivi no intercâmbio e ainda vivenciar eles passando pelas mesmas etapas que eu é algo incrível! No momento estamos focados na prova do intercâmbio, oportunidade única para ganhar a bolsa de estudos no exterior! Estou sentindo meus alunos interessados e motivados, o que também me motiva.
Folks, é isso. Pretendo voltar para falar do encerramento da minha viagem e aproveitar pra fazer um link com os que estarão viajando agora dando continuidade ao PGM.

Bye for now, xoxoxo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário