quinta-feira, 27 de setembro de 2012

1 mês

Hoje faz uns mês que deixava minha casa pra ir buscar o meu destino, experimentar um mundo novo e realizar meu sonho. As vezes parece que faz 1 dia, as vezes parece que faz 1 ano, mas na maioria das vezes tenho a impressão que está passando tudo mais rápido do que eu imaginava dentro desse curto/longo tempo, já consegui me adaptar 95% porcento, porque para completar os 100, só é melhorar o inglês. E também já percebi a enorme diferença de hábitos da família e da cidade, nesse post vou tentar lembrar e colocar coisas que vi e achei interessante e gostaria de compartilhar:

Em casa:
- Diferente do Brasil, a janta é a hora mais importante onde todo mundo come junto e onde mais come, a janta é exatamente as 6, no máximo 7 horas;
- Só pode andar descalço em casa porque o piso é de madeira e alguns cômodos o chão é de Carpete, que é tipo, um tapete, mas no chão inteiro e colado;
- As casas são feitas de outro material, é tipo madeira, se alguém espirrar muito alto  no quarto do lado eu consigo ouvir, e também quem está no andar de baixo escuta o povo passeando  no andar de cima, o mesmo é do lado de fora, revestido de madeira, não sei como, mas as casas são bem seguras;
- O papel higiênico é jogado dentro da privada pra descer junto com... vc-sabe-o-que;
- Todas as torneiras da casa podem ser ligadas com água na temperatura ambiente ou com água quente, porque no inverno a água é muito fria;
- A casa inteira também tem ar condicionado;
- A garagem é usada pra guardar tralha, o carro só fica na calçada, porque no inverno por causa da neve pode juntar muita neve o carro não consegue sair;
- Sempre é separado os objetos recicláveis;
- Como nos filmes todo dia de manha entregam jornal aqui;
- Café da manhã o mais comum é ovos com bacon;
- As pessoas arrotam nos lugares alto e reagem normalmente, depois de dar um arroto estrondoso simplesmente dizem um discreto ''Excuse-me'', e aqui em casa soltar pum é o mesmo, nos primeiros dias eu achava super nojento, depois eu achei que era zuera, mas agora percebi, que é um hábito, feio, mas finjo que nem vejo... Edna me perguntou como se diz, ''peido fedorento'' em português, toda vez que Mike solta seus gases ela grita, PUM FIDIIII!!!!!!!OHH NOOOO!! Eu, não estou e nem pretendo adquirir esse costume...

Escola:
- Absolutamente bem cuidada, salas e cadeiras perfeitas, armários, cantina...
- A sala de Earth Science e Física tem  todos os equipamentos para realizar experiências, as mesas dos alunos são diferentes, é uma espécie de bancada que tem umas torneiras e tipo umas ''pias'', além de ter ter tudo que é gás, minerais, tubos de laboratório, roupas, luvas, pra fazer os experimentos;
A maioria das salas é com lousa digital, na aula de Social Studies nada de folha para os testes, é uma maquininha que vc coloca as respostas, na lousa aparece as questões de múltipla escolha e aparece em tempo real na tela a quantidade de pessoas que já respondeu a questão pra passar pra próxima questão, quando termina só é apertar ''finish'' e vc já tem o resultado! Além dos Ipad's que os alunos tem acesso pra fazer as pesquisas...
- Os alunos tem lugares marcados e não conversam, quando tem atividade em dupla ou grupo todo mundo conversa bem baixinho;
- enfim, acho que tem mais falando sobre a minha escola em outro post...


Na cidade:
- A cidade é muito limpa, não se vê saco de lixo e chiclete nas calçadas. Toda casa tem 2 lixeiras, uma com lixo normal e outra com lixo de coisas recicláveis;
Os ônibus são pontuais e bem preservados e até confortáveis e não são lotados. Se a pessoa foi andar de bike mas ta cansado pra voltar pra casa de bicicleta na  frente do ônibus vc pode pendurar sua bicicleta e deixar lá tranquilamente e quando chegar no ponto só é tirar e pronto sem se preocupar , o motorista sempre dá bom dia, boa tarde, boa noite, oi, olá e quando o ônibus para no ponto toooooodo mundo diz Thank you pro motorista;
- Impressionante como TODA casa tem 1 carro,  o mais comum é 2 carros ou mais nas casas,  também é muito comum ver adolescentes dirigindo porque aqui é permitido dirigir com 16 anos, é engraçado ver os alunos estacionando seus GMC's, Toyotas, Honda's e Ford's ( Carros mais comuns aqui ) ao chegar na escola, ainda não sei como com tanto carro aqui não tem congestionamento...;
- Quando você quer atravessar a rua sempre, todos os motoristas param e mandam você passar, só não é assim nas ruas beeeeeeeeem movimentadas;
- As ruas são bem sinalizadas, placas, sinais, direções, não tem como se perder...
- O que você mais escuta realmente é com licença, olá, de nada, e obrigado, obrigado, obrigado...
- As casas e as ruas parecem mesmo de filme, todas com aqueles jardins na frente, geralmente com 1º andar, garagem...
- Os vizinhos não são de se falar muito, todo mundo é muito ocupado, só se falam quando se encontram na calçada quando estão saindo ou chegando em casa, ''até parece'' minha rua que no fim da tarde, principalmente no verão se junta todo mundo nas calçadas pra jogar conversa fora, hahahaa, eu mesmo só vi a cara dos vizinhos do lado esquerdo porque mora uns gêmeos de 5 anos que ficam conversando comigo ai eu acho eles legais :) Mas o resto num sei nem quem é, só vejo os carros saindo e chegando...;
- A maioria das coisas que se compra aqui em British Columbia tem um imposto de 12% as vezes os preços nas prateleiras enganam a gente, uma vez comprei duas camisetas que no anuncio da loja era, 2 camisetas por $15 quando fui pagar, 16 dólares e num sei quanto, affff, as pelo menos os Canadenses tem noção de quanto está pagando de impostos e pelo menos o imposto é investido nas coisas porque até os Hospitais Públicos daqui parecem hospitais de milionários no Brasil;
- Diferente do Brasil, se uma coisa custar 1,99 realmente vai custar 1,99, se vc pagar com 2 dólares pode ter certeza que vai receber uma moeda de 1 centavo de troco, eu tenho várias aqui, nada de balinha;



Nenhum comentário:

Postar um comentário